Alguns aspectos mais importantes e que podem ser discutidos nas aulas durante a após a construção do barco e testes de velocidade:

- análise da Força de propulsão (capacidade de aquecer a água da caldeira)
  • análise de chamas azuis vs. Amarelas (temp da chama)
  • tipo de vela – tipo de combustível
  • tipo da caldeira- grande pequena- inércia do aquecimento


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- peso-resistência
  • tipo de material utilizado- flutuabilidade
  • casco imerso – suspensão hisdróstática- aumento da resistência ao movimento-dissipação de energia
  • Identificar e caraterizar fluidos.
  • Interpretar e aplicar o conceito de pressão.
  • Enunciar e interpretar a lei fundamental da hidrostática.
  • Definir impulsão exercida sobre um corpo imerso num fluido.
  • Interpretar e aplicar a lei de Arquimedes.
  • Explicar a flutuabilidade dos barcos.
  • Interpretar a dependência da força de resistência com a velocidade de um corpo no seio de um fluido.
  • Identificar as condições de equilíbrio estático de corpos flutuantes.
  • força de resistência depende da forma do casco e da velocidade atingida


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- caldeira
  • Distinguir mecanismos de condução e convecção
  • Relacionar a condutividade térmica de um material com a taxa temporal de transmissão de energia como calor.
  • Distinguir materiais bons e maus condutores de calor
  • Analisar transferências e transformações de energia em sistemas
  • Identificar mudanças de estado físico: vaporização, condensação


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O que se pode avaliar durante o movimento do barco:
  • cinemática do movimento (determinação da velocidade média e instantânea com base em filmagens ou sequencia de imagens)
  • trajectória do móvel (filmagens)
  • Identificar a trajetória do movimento de um corpo.
  • Caracterizar o movimento de um corpo de acordo com a resultante das forças e as condições iniciais do movimento.
  • Identificar a variação de velocidade como um dos efeitos de uma força.
  • Interpretar a 3ª e a 2ª leis de Newton.
  • Identificar regime estacionário
  • Identificar linhas de corrente como linhas de um campo de velocidades.
  • Interpretar e aplicar a equação da continuidade.
  • Interpretar a equação de Bernoulli relacionando-a com a lei fundamental da hidrostática.
  • Reconhecer a existência de maior ou menor viscosidade num fluido.


- Ao nível universitário este concurso pode ser o suporte de discussão nos grandes capítulos dedicados aos princípios de conservação de massa e energia, à questão da ”dissipação de energia” enredada nos balanços de entropia, às propriedades termodinâmicas das substâncias (água e a suas mudanças de fase) e nos ciclos termodinâmicos (sistemas de conversão de energia térmica em trabalho e o seu rendimento).