Construcção do Forno

 #Introdução
 #A Pré-Montagem dos Refractários
 #Montagem da Estrutura Metálica
 #Montagem dos Refractários
 #Pré-Aquecimento do Forno
 



Introdução
A construcção do forno envolveu as seguintes :


A Pré-Montagem dos Refractários decorreu nas instalações do fabricante de refractários, a partir dos desenhos de especificações que lhe foram fornecidos. Foram especialmente verificadas as juntas a existirem entre os diversos blocos de refractários. Este problema coloca-se mais seriamente nos blocos em contacto com o vidro do que nos blocos da câmara de combustão. Os blocos foram construidos em AZS electro-fundido e a sua qualidade (33%ZrO2 ou 42%ZrO2) depende do nivel de solicitações térmicas e de escoamento do vidro em fusão. Desta forma a qualidade mais rica em Zircónia foi especificada para os blocos da barreira e para a a garganta, onde aquele nivel de solicitações impõe um desgaste mais acentuado.

Montagem da Estrutura Metálica

A estrutura metálica foi préviamente construida numa oficina metalomecânica e a sua montagem em obra decorreu conjuntamente com a montagem dos refractários sem interferência dos trabalhos.

Montagem dos Refractários

A montagem de refractários seguiu o plano estabelecido de montagem e foi realizado por uma empresa de montagens de fornos a operar no mercado nacional e europeu: a Lizmontagens.
 

Pré-Aquecimento do Forno

O pré-aquecimento do forno seguiu um perfil de temperaturas em que os pontos criticos na dilatação dos refractários foram tidos em consideração especial.