Projecto comunitário de intervenção social
por estudantes e investigadores universitários


Uma iniciativa do Centro de Estudos de Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+, do Instituto Superior Técnico
o objectivo
Estimular o cruzamento de ideias, contextos, experiências e percursos de vida.
I) Facilitando novas experiencias a estudantes e investigadores universitários, através da socialização e partilha com grupos sociais minoritários e/ou mais vulneráveis, em bairros urbanos. Possibilitando o desenvolvimento de projectos de âmbito comunitário, abrindo novos horizontes a intercâmbios sociais e culturais;

II) Estimulando o contacto e a abertura dos mais vulneráveis, com estudantes e investigadores universitários, de forma a fomentar a cultura de aprender, valorizando identidades culturais, e viabilizando novos projectos colaborativos.
Legenda da imagem actores voluntários da intervenção social.

Dois "públicos alvo", com práticas e vivencias eventualmente distintas, cuja interacção será orientada para estimular o desenvolvimento comunitário e a capacidade mútua de aprender, apreender e empreender.

Compreender a cidade como uma rede de "laboratórios vivos", facilitando, através de intervenções integradas territorializadas, a socialização entre estudantes/investigadores e as comunidades urbanas mais vulneráveis. Fomentar intercâmbios sociais, culturais, técnicos e económicos, aproximando realidades distintas.